quarta-feira, setembro 29, 2010

Arthur Penn, 1922-2010



Arthur Penn morreu. Arthur Penn realizou dois dos filmes que mais me marcaram em toda a minha vida. Arthur Penn era talentoso até dizer chega. Arthur Penn disse chega. Mas estes dois ninguém me tira.

Desmancha prazeres

Uma das minhas últimas obsessões, a música de Jim O'Rourke, tem algo de ingrato. É evidente para lá do explicável que se trata de um músico excepcional, com uma noção/ideia de som verdadeiramente imaculada. Até aqui nada de novo.


Mais difícil é perceber que, à medida que se vai deambulando pela sua discografia (neste quesito ainda tenho de fazer alguma despesa), álbuns fantásticos como "Yankee Hotel Foxtrot" (2002) ou "A Ghost Is Born" (2004) ganham alguma insignificância. À medida que se vai ouvindo milagres como "Eureka" (1999), "Insignificance" (2001) ou o recente "The Visitor" (2009) é fácil (mas injusto... não?) cair na tentação de classificar como despiciente o labor, talento e boa vontade de fulanos como o Jeff Tweedy.


Sejamos claros (quero tudo menos ganhar uma fatwa de algum talibã dos Wilco): os clássicos da banda de Chicago são... clássicos. Discos enormes. Mas depois, conhecendo melhor a obra do homem de Chicago, percebe-se tudo: são álbuns que ficaram a meio caminho.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Código não escrito

Como fulano que gosta de visitar a blogosfera, pouco me falta para ser uma rameira. Apesar de tudo, não vale tudo. Há (poucas) regras que cumpro diligentemente. Jamais frequento blogs compostos por gente que aprecia os Muse. Se já o fiz, foi por manifesto engano.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Ironias e animais de estimação





Suprema ironia esta coisa de, passados uns supersónicos 6/7 meses, voltar a uma sala de cinema e assistir ao último de Roman Polanski, o interessante "The Ghost Writer", na mesma semana do lançamento do livro "Tony Blair-The Journey", espécie de memórias políticas do líder britânico enquanto inquilino do nº 10.

terça-feira, setembro 07, 2010

Snakeskin jacket



«This is a snakeskin jacket, and for me it's a symbol of my individuality and my belief in personal freedom.»

sexta-feira, setembro 03, 2010

@KM


"London Zoo", The Bug


"Waiting For You", King Midas Sound

Sobre o circo

Entretanto, sobre a actualidade política nacional pouco ou nada há a dizer. Bolor é das primeiras coisas que me vêm à cabeça. Ainda assim, no que toca às Presidenciais 2011, há sempre aquela curiosidade em saber como se vai comportar o eleitorado mais à esquerda.e saber se a sua decisão de voto vai recair sobre a Isabel Iglésias da "esquerda" portuguesa ou sobre um comunista ultra-ortodoxo com o mesmo carisma que uma, digamos, que uma bigorna. A aguardar.

Seguidores

Arquivo do blogue