Triste, mas utilíssima, coincidência esta de ter começado a ler o “Israel: A History” do inglês Martin Gilbert numa altura em que o Médio Oriente volta à actualidade com mais uma das suas cíclicas guerras (essa estupidez do aumento de violência ou escalada de tensão não pega).
O livro é em si mesmo é um supra-sumo. A sua grandeza (600 e tal páginas) é paradoxalmente proporcional à facilidade com que se lê. Por outro lado, a clareza histórica aliada à honestidade intelectual com que o incansável historiador escreve é bastante reconfortante para qualquer leitor (principalmente num tema como este).
O que acaba por ser perturbador é o simples facto que toda a problemática, salvo algumas nuances, permanecer exactamente a mesma desde há pelo menos 80 anos para cá. A essência de todo o cenário em nada se alterou.
Independentemente dos lados, a intransigência é a mesma. O recurso à violência continua a ser o único meio considerado genuinamente válido e proveitoso para o que quer que seja e por quem quer que seja. A intolerância étnico-religiosa mantém-se, permanece a mesma falta de diálogo e verificam-se as mesmas tácticas terroristas. Continuam as semelhantes posições unilaterais e a mesma passividade e incompetência da so called comunidade internacional. As mesmas explosões de violência periódicas, os mesmos... enfim, o mesmo tudo e o mesmo nada.
As cooperativas são pessoas colectivas autónomas, de livre constituição, de capital e composição variáveis, que, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, com obediência aos princípios cooperativos, visam, sem fins lucrativos, a satisfação das necessidades e aspirações económicas, sociais ou culturais daqueles. [acooperativa@hotmail.com]
quarta-feira, julho 26, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Seguidores
Arquivo do blogue
-
▼
2006
(267)
-
▼
julho
(23)
- Quem diz que a blogosfera no Verão é aborrecida?
- Buraka Som Sistema *
- Clonagem: pro-choice
- Uns têem, outros não
- Déjà-vu
- Filho de peixe (com certeza) sabe nadar
- Liberdade criativa #5
- Liberdade criativa #4
- Revisto em baixa
- Liberdade criativa #3
- Liberdade criativa #2
- Liberdade criativa #1
- Eufemisticamente falando
- Toda a verdade
- Miau
- Shine on You Crazy Diamond
- The bubble boy
- Ménage à trois
- Errata
- Narcisismo
- Dor d'alma
- Os Outros
- Felicitações extra-futebol
-
▼
julho
(23)
1 comentário:
Grande,
Do mesmo autor recomendo-te "Winston Churchill, uma Biografia".
Abração
Enviar um comentário