quarta-feira, julho 26, 2006

Déjà-vu

Triste, mas utilíssima, coincidência esta de ter começado a ler o “Israel: A History” do inglês Martin Gilbert numa altura em que o Médio Oriente volta à actualidade com mais uma das suas cíclicas guerras (essa estupidez do aumento de violência ou escalada de tensão não pega).

O livro é em si mesmo é um supra-sumo. A sua grandeza (600 e tal páginas) é paradoxalmente proporcional à facilidade com que se lê. Por outro lado, a clareza histórica aliada à honestidade intelectual com que o incansável historiador escreve é bastante reconfortante para qualquer leitor (principalmente num tema como este).

O que acaba por ser perturbador é o simples facto que toda a problemática, salvo algumas nuances, permanecer exactamente a mesma desde há pelo menos 80 anos para cá. A essência de todo o cenário em nada se alterou.

Independentemente dos lados, a intransigência é a mesma. O recurso à violência continua a ser o único meio considerado genuinamente válido e proveitoso para o que quer que seja e por quem quer que seja. A intolerância étnico-religiosa mantém-se, permanece a mesma falta de diálogo e verificam-se as mesmas tácticas terroristas. Continuam as semelhantes posições unilaterais e a mesma passividade e incompetência da so called comunidade internacional. As mesmas explosões de violência periódicas, os mesmos... enfim, o mesmo tudo e o mesmo nada.

1 comentário:

andré raposo disse...

Grande,
Do mesmo autor recomendo-te "Winston Churchill, uma Biografia".

Abração

Seguidores

Arquivo do blogue