terça-feira, dezembro 11, 2012

Do Wikcionário

Tacuara

        Pronunciación:  [ taˈkwa.ɾa ] (AFI)
        Etimología: del guaraní takua ("caña")

Acepciones:
Sustantivo femenino
Singular     Plural
tacuara     tacuaras

1. Cañas muy fuertes que se crían formando montes en el Paraguay, Misiones y Corrientes.

Sinónimos: bambú

Pater familias #99

Não raras vezes continuo com uma vontade imensa de atirar os meus álbuns de "über-chatos" como (sem ordem, sem relação) os U2, The National ou Bon Iver pela janela, mas, como pai, já não tenho esse direito. A cachopa ainda vai precisar deles e, além disso, não lhe posso negar o direito de sentir a mesma vontade daqui a 20/25 anos.

Quando chegar a altuira... ela saberá o que fazer com aquilo.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Pater familias #98



No último fim-de-semana deixámos a infanta com um das rainhas-mãe e abalámos para a "Cidade berço". Agora, com a possível distância, não consigo esconder a vergonha de só ter visitado a maravilhosa cidade aos 35 anos. Aliás, a única coisa que me faz enfrentar a vergonha de só ter ido lá aos 35 anos é precisamente o facto de ter matado esse borrego aos 35 anos. 

Quanto ao resto, especialmente tendo em conta a Capital Europeia da Cultura 2012, só me fica uma coisa a escrever: o último a visitar Guimarães é burro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, novembro 20, 2012

Pater familias #97


Cada pessoa, a cada momento da sua vida, tem as suas causas. (Hoje vestir o diabrete para ir para escola foi um mar de facilidades e conforto).

quinta-feira, novembro 08, 2012

Pater familias #96

A vida de casado não é um mar de rosas. Coisas que tive de abdicar em nome da sacralidade do matrimónio? Para começar, jamais poderei avançar para uma barba à Rick Rubin.

terça-feira, novembro 06, 2012

Pater familias #95

Ser uma família de verdade implica solidariedade. Da verdadeira. Da sólida. Da incondicional. Ou seja, tudo com tosse, tudo a espirrar, tudo com o nariz entupido, tudo ranhoso.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Pater familias #94

É oficial: como se não houvessem mais maneiras de gastar mais dinheiro em música, decidi dar o passo em frente e iniciar-me no Fado, uma caixa de Pandora que até aqui ainda não tinha tido a coragem de abrir. 

O certo é que um pouco de conservadorismo nunca fez mal a ninguém.

Cheque-disco























 















































































































quinta-feira, setembro 27, 2012

Pater familias #93

Com o fim (... suspiro...) da superlativa "The Wire" houve uma clara destabilização dos serões com a abelha-rainha, por momentos sujeitos à anarquia do 'zapping'. Para evitar o caos avançámos para a primeira temporada da aclamada "Downton Abbey".

Ainda assim, a normalidade ainda não está restabelecida. Por minha culpa, evidentemente. Depois de um episódio e meio abandonei o barco. A soberba recriação de uma época, os impecáveis figurinos, cenários e sotaques, enfim, todo aquele festival de 'britishness' de inícios do século XX não escondem a pobreza das histórias e personagens. Mesmo com uma produção excepcional, não passa de 'soap opera' mais requintada. Estou fora. 

segunda-feira, setembro 24, 2012

Pater familias #91


























Enquanto pai, discos como "Glass Swords" ou "Channel Orange" enchem-me a alma de esperança. Miudagem que conhece a história, os legados, mas que não deixa de fazer o seu próprio caminho, pelos seus próprios pés.

É óbvio que talento não se ensina, mas bom gosto é uma coisa que faz parte da educação. E a educação começa em casa. Ponto.

quinta-feira, setembro 20, 2012

D. Ermelinda, 1931-2012


O seres humanos que já tiveram o previlégio de provar milagres como o Leo d' Honor sabem que, desde a passada terça-feira, Portugal ficou bestialmente mais pobre com a morte da D. Ermelinda Freitas. 

Ficam os vinhos, minha senhora. Ficam os vinhos.

segunda-feira, setembro 17, 2012

Satomi & Cia.


A boa notícia é que o novo álbum dos Deerhoof, "Breakup Song", é o enésimo artefacto a provar que Satomi Matsuzaki e os seus rapazes são a melhor banda do momento na galáxia na história das melhores bandas do momento na galáxia. Sendo a minha última obsessão, sinto que estou no bom caminho.

A má notícia é que os Grizzly Bear têm um novo disco.

quarta-feira, setembro 12, 2012

Pater familias #90

Milagres como o fim-de-semana que passou deixam a questão de sempre: trabalhamos para conseguir ter esse tipo de momentos com a família? Ou temos esse tipo de momentos com a família para ganhar ânimo para a semana de trabalho?

quinta-feira, setembro 06, 2012

Pater familias #89



A semana passada, no Freeport, comprei uns Zoo York absolutamente maravilhosos a uns pornográficos €20. Única questão? O par tem um número acima do meu. 

O optimismo de um fulano perante a vida torna-se um pouco esdrúxulo quando este pensa que o seu pé ainda pode vir a crescer na casa dos 30.

Pater familias #88


quinta-feira, julho 26, 2012

Pater familias #87

Ontem eu e a minha consorte procedemos a uma fuga de duas horas e meia (com a cumplicidade da rainha-mãe materna), e fomos namorar para o baile-relâmpago que o Tio B organizou na ZDB para dar a conhecer o novo "Criôlo". Um serão fofinho a valer. Prova? Por alguns segundos, chegámos a dar as mãos ("... faço a barba para te agradar...").

Ouvi o disco umas horas antes e não me deixei enganar pelo título do álbum (mais um pérola irresistível). Cá para mim o bardo está é a atravessar a sua "fase Prince". É isso: "Criôlo " é o "álbum Prince" do mais encantador dos pantomineiros que a nossa música produziu nos últimos tempos, espécie de Oscar Wilde de leitaria, primoroso filósofo de quintal. Enfim, com este disco Portugal encontrou o seu novo rei de karaoke.

No fim, marido e mulher registaram com apreço, ternura e gratidão que o bébé (de meses) da estrela estava à espera do pai-Fachada nos bastidores do palco sagrado da Zé dos Bois. Convivas como nós os dois, às avessas com o mesmo tipo de milagres, agradecem que vida imponha horas decentes para terminar os concertos. Saravá.

sexta-feira, julho 20, 2012

O 28 e quejandos

Quanto à questão da Bola de Ouro 2012 tem-se falado muito do CR7, de Messi e outros, mas só não vê quem não quer: Axel Witsel é o melhor jogador de futebol do mundo.

quinta-feira, julho 19, 2012

Via Rvng Intl.

    "Ekstasis", Julia Holter

    "Icon Give Thank", Sun Araw & M. Geddes Gengras Meet The Congos

    "Format Worth", Regal Degal (cassette)

quarta-feira, julho 18, 2012

Simon says...

("Nazi Punks Fuck Off", Dead Kennedys)

Um dia é sempre um bom dia quando um nazi deste calibre é capturado para prestar contas com a história e a justiça. Props para as autoridades húngaras e para o Centro Simon Wiesenthal.

quarta-feira, julho 11, 2012

Pater familias #86

Quem me conhece saberá e concordará que nos aniversários do meu casamento (e já lá vão quatro anos) não tenho direito a qualquer tipo de parabéns. Esses têm todos que ser endereçados à Abelha-Rainha. Aturar-me é um triunfo.

Cinemas




segunda-feira, julho 09, 2012

Fatso


Ermes Effron Borgnino 
aka 
Ernest Borgnine 
1917 – 2012

A "silly" season em LX

Mesmo em Lisboa a "silly season" pode ser "silly" mas, como tudo na vida, tem o seu fim.

As boas notícias é que é sempre bom saber que o Rock in Rio e o SBSR 2012 já eram. A má notícia é que ainda falta levar com o Optimus Alive. A óptima notícia é que a Kim Gordon toca em Lisboa ainda este mês.

quinta-feira, julho 05, 2012

Salve o Corinthians!!!!!


Ontem de madrugada escreveu-se a página mais gloriosa da Democracia. A Libertadores é da Fiel pôrra!!!! É NÓIS TIMÃO!!!!!

segunda-feira, julho 02, 2012

terça-feira, junho 26, 2012

Fashion police

Usar t-shirts com bandas ou capas de álbuns das quais ou dos quais não se sabe patavina não vale. Faux pas indesculpável.

terça-feira, junho 19, 2012

Pater familias #85

Durante este Euro 2012 registo com toda a justiça que a catraia tem resistido estoicamente ao choro cada vez que vê o pai a celebrar um golo da selecção das quinas.

Quinta-feira

Acredito piamente que o Nélson Oliveira e Cia. chegam às meias-finais. Depois, venha o diabo e escolha.

Mas em caso de eliminação antes da desejada final, já tenho uma selecção para adoptar: a Grécia, evidentemente.

terça-feira, junho 05, 2012

terça-feira, maio 29, 2012

Pater familias #83

Os termos camião, tractor e Iggy Pop fui eu que lhe ensinei. Isso já ninguém me tira.

Mientras III

    "Boo! Human", Joan of Arc

    "The Money Store", Detah Grips

    "Black Is Beautiful", Dean Blunt e Inga Copeland aka Hype Williams

Seguidores

Arquivo do blogue