quinta-feira, dezembro 29, 2005

Sacks 5th Av. em Casablanca

Devo começar por dizer imediatamente que gostei abbastanza do filme. Num ano relativamente pálido em termos cinematográficos até nem é elogio pequeno. Gostei do “Shopgirl”. Gostei.

Dos actores não há nada a dizer. Pelo menos de negativo. Primeiro a menina Claire Danes, que nunca apreciei especialmente, apresenta-se com uma melancolia desarmadamente sexy. No filme, mais irresistível que ela só mesmo a música. Do outro lado da barricada dois actores - e esses sim, eu gosto e muito - com interpretações de alto gabarito. Steve Martin num fantástico exercício de contenção (não habitual num cómico brilhante que não raras vezes entra no campo do burlesco) e o fabuloso Jason Schwartzman que por este andar está a caminho de ser um dos meus personal favorites. Não ultrapassa o nível do seu maravilhoso Max Fischer em “Rushmore”, mas mesmo assim volta a confirmar que é um dos grandes balões de oxigénio no que toca a novas gerações de actores norte-americanos (ou não fosse o moleque Coppola de linhagem).

Quanto ao filme propriamente dito (com argumento de Steve Martin a adaptar uma romance de sua autoria) esperava outra coisa e ainda bem que assim foi. Li mais que uma vez que o filme remetia para o inultrapassável "Lost in Translation". Estava de pé atrás. Como era possível?! Como era possível comparar um qualquer filme a outro tão único e singular como o de Sofia? Basicamente estava preparadíssimo para o mal dizer e só me faltava mesmo ver o filme para me sentir completamente legitimado para o desancar. Mas não. Antes pelo contrário. Não percebo as comparações entre os dois filmes e alguém ainda me há-de explicar o que é que os dois têm tanto em comum que justifique grandes paralelos. Não se percebe. Em última análise “Shopgirl” é um filme sobre o destino, sobre escolhas de fortuna... sobre escolhas de amor. O homem (em sentido amplo, não sexista) não foi feito para estar e ficar sozinho. E é partir desta premissa que o filme se desenrola. Nesta vida há escolhas a fazer e essas escolhas são difíceis. Para todos! Ou vais pela esquerda ou vais pela direita, mas pelo meio é que não é possível. Simples, mas assustador.

Por estas razões, e desde já perdoem-me os fundamentalistas do clássico de Curtiz (eu, um deles, absolvo-me desde já), o filme que mais me recordou o visionamento deste “Shopgirl” foi mesmo o sagrado “Casablanca”. Uma mulher, dois homens. Cada um deles representa duas opções angustiosamente diferentes, dois estilos de vida desiguais... enfim, duas escolhas. Das tais. Das difíceis. Das atrozes. É o que acontece nos dois filmes. Em ambos a mulher está numa encruzilhada. Por um lado uma paixão avassaladora, mas talvez impossível, ou melhor, talvez movediça. Do outro, a segurança e garantia da reciprocidade amorosa, o conforto de ser amada incondicionalmente.

Sinal dos tempos (ou nem tanto), comprovativo que em certos casos a tradição ainda é o que era ou mesmo o carácter imutável de certas aflições humanas, em ambos os filmes a mulher escolhe o mais seguro, o amparo, aquilo que não envolve tanto risco. Em ambos os casos, as cobardolas decidem-se por fugir do amor em estado puro e feroz. “Isso é coisa que só acontece no cinema” terão pensado Ilsa e Mirabelle.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue