quinta-feira, novembro 29, 2007

Não se brinca com coisas sérias.

Queremos aproximarmo-nos da Europa mas parece que à medida que avançamos, deixamos o humor para trás. Não sei qual é a razão ao certo, pode-se usar as já clássicas teorias dos anos de opressão ou do saudosismo tão típico dos Portugueses mas parece-me que já estão a ficar um bocado fora de moda e de qualquer forma não sou sociólogo nem estilista.
Deve haver outra explicação para em Portugal no ano de 2007 não podermos utilizar o humor para retratar algumas situações, porque ao que parece serão demasiado sérias para se poder brincar com elas.
Ora é exactamente por serem sérias que podemos e devemos brincar, se uma situação for divertida não precisamos de fazer humor basta contar tal como é.
Esta lógica absurda de não brincar com coisas sérias tem tanto sentido como só se fazer caricaturas de alguém que tenha o nariz grande ou uma boca pequena.

O mais ridículo é que as poucas criticas em voz alta só colam, não por causa de argumentos válidos ou falta de graça, mas porque existe de facto uma terra fértil na nossa sociedade para aceitar e apoiar este género de censura. Sendo que normalmente a unica coisa que não tem graça é esta censura velada.

Em 1979 quando foi lançado o filme Life of Brian existiram criticas, artigos e manifestações. Se calhar a maior parte da sociedade era contra o filme, mas não foi isso que o impediu de existir, ter sucesso e ser hoje um ícone do humor mundial. A grande diferença é que as pessoas eram contra ou a favores mas diziam-no, existia um debate aberto e as pessoas defendiam as suas opiniões.
Não faziam como cá em Portugal que contam uma anedota em surdina mas depois criticam quem faz humor abertamente. Somos cínicos com o humor.

Esta relação com o humor pode estar relacionada com o facto de não acreditarmos bem na liberdade de expressão. Em ultima analise a liberdade de expressão é a possibilidade do que dizemos ou escrevemos, ofender profundamente algumas pessoas. Em Portugal legalmente existe, mas a diferença é que confrontadas com uma situação limite as sociedades desenvolvidas dizem: aguente-se, a nossa diz: está mal, é errado, não há direito.
Eu acho que não só há direito como há o dever. Não há nada melhor que uma boa piada sobre alguém com deficiências ou sobre religião.

Este vídeo é um bom exemplo da postura aguente-se.



É verdade, o filme Life of Brian tem 29 anos e ainda hoje pode servir para comparar. Se calhar já vai sendo tempo de em Portugal começarmos a brincar com coisas sérias.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue