quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Nem piam


Talvez quase mais significativo que o acontecimento propriamente dito - a histórica sentença de condenação num caso de financiamento ilegal de partidos - é o profundo silêncio que se instalou nos restantes partidos. Pelo menos em relação ao problema em causa e como resolver ou atenuar a sua existência e efeitos.

O PSD, um dos condenados, nunca se poderia esquivar a uma reacção oficial e Ribau Esteves lá produziu uma das intervenções políticas mais hilariantes dos últimos tempos. Ao homem, por ter de se chegar à frente em virtude das obrigações do seu cargo institucional, só faltou mesmo espumar pela boca. A referência ao "desleixo" dos seus antecessores responsáveis pela ilegalidade dada como provada prova que a paz que se vive no PSD está mais que podre. Está bolorenta e nauseabunda.

Mas, como dizia em cima, sintomático, sintomático é o facto de todos os outros partidos (com ou sem assento parlamentar) ainda nem sequer terem piado sobre este episódio. E, meus caros, para este caso em concreto não colhe o argumento já clássico de "... no nosso partido não se fala, nem se comenta a vida interna dos outros partidos...". Bullshit.

Do que aqui se trata não é um acontecimento privado ou próprio da intimidade de um partido ou de uma organização política. Do que se trata é de uma decisão pioneira, histórica e inédita que mexe com todo o contexto político-partidário do país e, naturalmente, um partido que não se pronunciar sobre isso, das duas uma: ou é irresponsavelmente alheio a algo com uma importância desta dimensão (um problema real) ou tem algo a esconder no que a financiamentos diz respeito.

Na política as coisas são assim mesmo e, numa ocasião como esta, o silêncio tem valor material. Nem CDS/PP, nem BE, nem PCP, nem PS falaram sobre este assunto. Sobre possibilidades de melhorar mecanismos de controlo na vida financeira partidária, da necessidade de apurar a dimensão ética das práticas políticas organizadas. Nada. Assobiaram para o lado como se fosse um daqueles problemas que só acontecem aos outros (coisa que é, por entre inúmeros exemplos, manifestamente mentira). Isso sim tem significado político e passa a mensagem que todas as sedes dos partidos parlamentares têm telhados de vidro.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue