sexta-feira, abril 28, 2006

IndieLisboa 2006



O meu IndieLx deste ano foi, digamos, 50/50. Começando pela parte negativa, esclareço imediatamente que o "Play" da chilena Alicia Sherson - integrado na secção de Competição Internacional - constitui uma verdadeira patetice. Haja fartura no cinema chileno! Se há baunilha para produzir esta manta de retalhos inapelavelmente ridícula, imagino que se faça muita e boa coisa no meio cinematográfico local. No final, só não votei 0 por que no boletim de voto o mínimo era 1. Regras são regras.

Por outro lado, tive a bela oportunidade de ver o interessantíssimo "Coming Apart", clássico de 1969 realizado por Milton Moses Ginsberg. Integrado na rúbrica Director's Cut, o filme tem como protagonista um tal de Rip Torn (quando percebi, através do Google, quem era este rapaz, fiquei perplexo... a palavra é mesmo essa... perplexo), que encarna um psiquiatra com um impulso neurótico-narcisista de registar todo o seu dia-a-dia no seu apartamento de Nova Iorque. Filmado num único plano até parece que adivinha o Big Brother na televisão cerca de 35 anos antes. Sexo, drogas, Jefferson Airplane e todo aquele psicadelismo inocente dos loucos sixties compõem um filme que acaba por se revelar premonitório na maneira como que adivinha toda a falência do ideário da época. Definitivamente, e ao contrário da palhaçada chilena acima referenciada, foi tempo muito bem gasto.

Para o ano há mais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aproveito para sugerir um outro filme que esteve no Indie e que vai ter distribuição comercial em Portugal: " All the invisible children", 7 curtas realizadas por outros tantos autores de renome - Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund, Jordan & Ridley Scott, Stefano Veneruso, John Woo, sobrwe a exploração infantil por este mundo fora. A não perder...


PS - AMO-TE ROLO

Seguidores

Arquivo do blogue