domingo, abril 02, 2006

Million dollar Marbella

Inacreditável o que se passa em Marbella.
Juan António Roca, delfím do já ido Gil y Gil, e director de Planeamento Urbanistico do Ayuntamiento de Marbella, conseguiu em menos de 15 anos reunir umas das 20 maiores fortunas de Espanha.
O esquema é-nos "familiar". Cerca de 120 empresas, todas dominadas pelo citado Roca, que contratavam directamente com o Ayuntamiento.
Existiam duas opcões; se um solo era urbanizável para edificar um bloco de edifícios, o promotor deveria "levantar" dois blocos, um para ele outro para uma das empresas de Roca. Se o solo não era edificável negava-se a construção, comprava-se o terreno ao promotor e construia uma das empresas de Roca. Este método, aliado a muitas malas "forradas" de notas, garantiam o sucesso.
O segredo deste homem era muito simples, não assinava qualquer documento, fosse qual fosse, o que tornou a poducção de prova assaz difícil.
O que faz este caso diferente dos outros é que todos, mas todos, os concelheiros do Ayuntamiento estavam envolvidos nestas operações. Oposição era coisa que não exisitia.
Hoje Marbella não tem dinheiro para comprar papel para as fotocópias, está tudo "investido".
Bem vistas as coisas a culpa é dos romanos.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue