segunda-feira, maio 23, 2005

Dicas de culinária

Como prometi uns posts atrás vou-me agora debruçar sobre alguns dos vários programas de televisão. Hoje serão os de culinária (irei no futuro falar sobre os de tunning, bricolage e comentário futebolístico dando a minha opinião sobre cada um deles).
A Rtpn é o canal mais bem representado nesta temática com dois excepcionais programas, o Gostos e Sabores e Na roça com os tachos.
No Gostos e Sabores o chefe Hélio Loureiro convida uma personalidade (medianamente conhecida) para o acompanhar na confecção de um prato. O problema é que como o chefe está a cozinhar, não tem tempo para atender o cliente e por isso cria-se invariavelmente um silêncio bastante desconfortável, só interrompido pelo barulho do óleo a ferver. Na roça com os tachos, João Carlos Silva e o seu assistente Kalu Mendes, levam-nos a visitar as paisagens de cabo verde. Recomendo o visionamento deste último já que é de longe o melhor programa de culinária da televisão.
O programa Mais Você no canal Gnt vale como um todo, sendo a parte da culinária só um segmento. Não é portanto um programa especializado e por isso não pode concorrer em igualdade de circunstancias com os demais. Tem a seu favor ser apresentado por Ana Maria Braga, juntamente com o papagaio Louro José (ao estilo da meia Sr. Pires).
Na Sic mulher passa o Sessões de Cozinha, a meu ver o mais profissional dos concorrentes não é ao acaso que foi galardoado com o prémio de Melhor Programa de Televisão de Culinária pela James Bear Foundation como vem descrito na página da tv cabo. (o que é a James Bear Foundation?)
Caso conheçam mais programas deixem um comentário, se quiserem ficar anónimos mandem um e-mail.

4 comentários:

Anónimo disse...

Conseguiste um feito extraordinário!

Com a intencao de escrever um post a falar de programas de culinária (porque?! PORQUEEEEE?!!), fizeste uma sopa de letras! Incrível!

(podes-me passar só aí o sal sachavor. É que está um bocado insonsa...)


Wolfman

Diogo aka o Torgal disse...

Eu pessoalmente adoro aquele na BBC (acho eu) com as duas velhinhas sábias que têm sempre algo a ensinar ao espectador. A ementa (culinária inglesa... será que isso existe?!?) não é propriamente do meu género, mas o sotaque das senhoras é verdadeiramente impagável. Para quem não conheçe é obrigatório.

JCP disse...

Agradeço ao andor violeta pela correcção já que este erro é imperdoavel. Eu também sabia já que ele não pára de repetir o nome da sua terra, mas por alguma razão estranha errei. Quanto às velhinhas eu também adorava mas deixou de dar e por isso não era elegivel para este post. Fica a hipotese para posts futuros.

Anónimo disse...

Kalu Mendes, que delicioso pormenor...
A frase de despedida também é muito engraçada:

"Façam favor de ser felizes"

Seguidores

Arquivo do blogue