terça-feira, junho 14, 2005

Colegas

Existem pessoas que passam pela vida sem amigos. Têm mãe, pai, irmãs, irmãos, primos, tios, avós e colegas. Alguns destes colegas podem ser também amigos mas em alguma fase da vida partilharam mais alguma coisa para alem da amizade, seja ela a sala de aula, local de trabalho ou equipa de andebol.
A amizade no seu estado mais puro, vale por si só e não tem de existir mais nenhuma ligação para ela fazer sentido. Podem-se partilhar gostos ou ideias mas ela vive por si e não é necessário mais nada para ela existir. Já a coleguisse necessita da partilha do mesmo espaço físico por algum tempo para ser criada.
Não quero com isto dizer que não se possa ter verdadeiros amigos que tenham sido da mesma aula ou da mesma equipa de jovens; o que me assusta são as pessoas que só têm colegas. Porque quando são bebés os amigos são os vizinhos, quando vão para a escola os amigos são os colegas de aula e quando vão para o trabalho os amigos são os colegas do emprego. Este género de amizade reduzida ao diâmetro onde nos movimentamos é que me parece sinistra e limita os nossos conhecimentos a meia dúzia de metros quadrados.

P.S.- Dentro da temática dos colegas, irei debruçar-me futuramente sobre as expressões “caro colega” e “colegas são as putas”.

1 comentário:

JCP disse...

Amigos, a não ser que apenas dividas o toldo com ele. Isto é um teoria geral que cada um deverá aplicar conforme achar melhor.
Já estive lá no inverno.

Seguidores

Arquivo do blogue