sexta-feira, junho 24, 2005

Que maçada!

Tenho lido e ouvido um pouco por todo o lado (tv, rádio, jornais, blogosfera, etc) muitas pessoas, ou melhor, muitos cidadãos a reprovar o timming da greve dos professores. O facto de se ter escolhido uma data importante no calendário escolar para levar para a frente o protesto (no presente caso as datas dos exames nacionais) deixou muito boa gente revoltada, supresa e indignada.

Palavra de honra que não percebo.

Em relação à polémica da existência ou não de serviços mínimos na área da educação nada tenho a dizer. Para além de ser uma área jurídica (não me dou bem com essas questões), é um tema que nem na Europa conseguiu gerar consensos (note-se o recente exemplo das decisões contraditórias sobre a matéria dos tribunais da Republica Portuguesa e da Republica Açoreana). Mas no que toca ao escândalo provocado pela oportunidade da greve convocada pelos sindicatos da classe admito que fiquei admirado. Mas as pessoas esperavam o quê? Que os professores convocassem a greve para um Sábado ou Domingo? Num feriado?

O conceito da greve, em última análise, é só um: partir a cabeça á entidade patronal. Seja para protestar medidas, reclamar direitos, exigir o que fôr, criando ao patrão o maior número de chatices, problemas, prejuízos, embaraços, constrangimentos e mais trinta por uma linha.

Poderá argumentar-se: então os direitos dos alunos? Pergunta mais que justa. Mas quem tem de responder a ela é o patrão (neste caso ministério da Educação) e não os funcionários (neste caso os professores). Se é para fazer greve, é faze-la de modo a esta tornar-se o mais eficaz possível na produção dos efeitos desejados. Daí a excelente escolha de data.

Se eu fosse o Pai Natal e tivesse a pensar fazer greve, podem ter a certeza que a fazia nos dias 24 e 25 de Dezembro. A ver se os pirralhos não me davam atenção.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue